segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Adaptações Educacionais

Modificações

Devido à heterogeneidade das condições que levam às deficiências físicas, é difícil descrever as facilidades para todas as crianças. Uma criança pode ter um braço deformado, outra pode ter diabetes, por exemplo.

Tendo em vista essas diferenças de capacidades físicas e mentais, torna-se óbvio que só podemos considerar aqui os tipos mais gerais de modificações.



Adaptações nas escolas

O ambiente físico da escola, para a criança com deficiência física e com deficiências múltiplas, tem que ser mais acolhedor e não sempre se parecer com uma inovação incomum.

Actualmente vemos rampas para cadeiras de rodas, corrimão no WC, superfícies não escorregadias e outras modificações ambientais que encorajam a independência.



Meios de Transporte

A parte dos meios de transporte do programa para crianças com deficiências físicas é cara. A maioria requer transporte para e da escola. As crianças podem estar espalhadas por muitas áreas da cidade e terão que ser transportadas por certas distâncias, isto implica o oferecimento de facilidades para carregar algumas dessas crianças para os transportes e para arrumá-los com segurança e conforto, especialmente se tiverem doenças graves.



Equipamento especial

Em algumas escolas, salas especiais para terapia física e ocupacional são equipadas com os materiais necessários usados para o tratamento de deficiências musculares e para o aperfeiçoamento da coordenação motora. Cadeiras especiais e mesas recortadas, que ajudarão a criança a se levantar e a se sentar, são equipamentos comuns da sala. Às vezes tal equipamento tem de ser feito para atender uma única criança, se o médico encarregado recomendar apoios especiais em uma cadeira ou mesa.

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